Ainda que uma empresa cresça com velocidade, suas operações devem ser baseadas em processos de qualidade robustos.
* Esses processos indicam se os produtos estão funcionando corretamente e evitam problemas futuros;
* Eles são fundamentais para garantir a escalabilidade das entregas do negócio;
* Ao mesmo tempo, isso ajuda na gestão dos riscos da empresa;
Nesse contexto, é responsabilidade do profissional gerenciar todas essas questões de qualidade para atuar como consultor.
Aqui está um resumo das funções do cargo:
* Gerenciar processos de QA com aplicação do modelo Shift Left;
* Definir, acompanhar e analisar KPIs de qualidade e elaborar relatórios executivos;
* Criar e manter dashboards de indicadores de QA e relatórios de desempenho;
* Promover treinamentos, capacitação e evangelização de processos para o time de QA;
* Publicar e manter a base de conhecimento documentada;
* Atuar com ferramentas de BI (Power BI, Looker Studio, Tableau, etc.) para análise e gestão de dados;
* Garantir entregas de QA escaláveis, reutilizáveis e sustentáveis;
* Apoiar iniciativas de melhoria contínua e transformação digital com foco em qualidade;
Habilidades e Requisitos:
* Graduação em Informática, Engenharia de Software, Administração ou áreas correlatas;
* Certificações desejáveis: ISTQB, TMMi, PMP ou similares;
* Mínimo de 8 anos em QA, sendo ao menos 4 anos em gestão de qualidade;
* Gestão de processos de QA (modelo Shift Left e TMMi);
* Excel avançado e Google Sheets;
* PowerPoint (relatórios e apresentações executivas);
* TestRail, Zephyr, JIRA, Azure Test Plan;
* Power BI, Looker Studio ou ferramentas de BI equivalentes;
* Manipulação de dados e bancos de dados;
* Automação de testes (Selenium, Java, Playwright, BDD – Gherkin);
* Gestão de processos e definição de KPIs gerenciais;
* Vivência em ambientes financeiros ou bancários;
* Formato de trabalho híbrido, com 1 dia presencial por semana em São Paulo (demais dias em Home Office).