Descrição
Missão do cargo: Antecipar movimentos de mercado, visitar, estudar e traduzir necessidades de clientes em requisitos de produto e alinhar Mercado, P&D e Comercial para aumentar vantagem competitiva e rentabilidade do portfólio. Mercados: Termoplástico de engenharia, com foco em produtos e peças finais chapas, peças em vacuum forming, revestimentos termoplásticos. E outras aplicações e mercados indicados pela gerência. Vai atuar diferentes segmentos: Encarroçadoras, Fabricação de vans, Montadoras, Agrícola, Avícola, Médico hospitalar, Odontológico, Construção civil, Moveleiro, Entre outros
Responsabilidades e atribuições
Atividades principais de um comercial técnico em campo (visão técnica com habilidade comercial)
* Levantamento de mercado
Mapear clientes potenciais em diferentes regiões.
Identificar distribuidores, representantes e parceiros estratégicos.
Pesquisar concorrentes (produtos, preços, posicionamento, canais de venda).
Avaliar tendências e necessidades regionais (materiais, normas técnicas, exigências locais).
* Levantamento de produtos
Avaliar como os produtos atuais da empresa são utilizados pelo cliente.
Coletar feedback técnico diretamente dos usuários (problemas, melhorias, desempenho).
Identificar lacunas e oportunidades para novos desenvolvimentos.
Registrar especificações e requisitos técnicos exigidos pelo mercado.
* Relacionamento e atendimento
Atuar como ponte entre engenharia/P&D e cliente final.
Realizar visitas técnicas a clientes (fábricas, distribuidores, construtoras, marcenarias etc.).
Demonstrar e treinar clientes no uso correto dos produtos.
Resolver dúvidas e problemas técnicos no pós-venda.
* Inteligência de mercado
Coletar dados de campo sobre preços praticados e margens.
Registrar demandas recorrentes para alimentar relatórios de mercado.
Monitorar lançamentos de concorrentes.
Identificar normas e certificações exigidas em cada setor.
* Suporte à estratégia comercial
Apresentar relatórios estruturados após cada viagem (visitas, oportunidades, concorrência).
Apoiar gestores na precificação de acordo com a realidade de cada mercado.
Propor ajustes na linha de produtos ou novos desenvolvimentos.
Sugerir campanhas promocionais ou estratégias regionais de vendas.
* Atividades administrativas ligadas às viagens
Preparação de materiais técnicos e apresentações.
Planejamento de roteiros de visitas (para otimizar tempo e custo).
Registro de contatos no CRM.
Controle de despesas de viagem (logística, hospedagem, alimentação).
Requisitos e qualificações
* Formação: Marketing de Produto, comercial -Especialização: Inteligência de Mercado (desejável)-Engenheiro/Tecnólogo: Em polímero, processos (desejável)
* Experiência profissional: Perfil comercial com mínimo 6-8 anos com base técnica, viagens, apto a identificar necessidades e dores de clientes, experiência com processos e produtos plásticos a serem lançados e aplicados no mercado. Experiência com técnicas de estudo de mercado, mapeamento de volumes, lead alvo com base em portfólio e aplicações de mercado e produtos substitutos;
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