Descrição do Cargo
Prestar assistência de enfermagem observando técnicas e procedimentos conforme as necessidades apresentadas e assegurando a conformidade dos processos de atendimentos aos pacientes.
Verificar o quadro clínico dos pacientes e as intercorrências do plantão anterior para prestar atendimento adequado aos pacientes e assistir emergências apresentadas.
Acompanhar avaliações de quadros clínicos de pacientes para melhor definição das ações de assistência a serem prestadas.
Percorrer os leitos e avaliar clinicamente os pacientes prescrevendo cuidados de enfermagem e/ou requisitando a assistência de outros profissionais.
Responder por procedimentos de enfermagem de maior complexidade como passagem de sonda vesical de alívio e de demora inserção de cateter epicutâneo troca de curativo de feridas operatória e lesão por pressão e dispositivos invasivos.
Definir e realizar junto à equipe de enfermagem procedimentos de maior complexidade referentes à assistência direta aos pacientes e outras atividades pertinentes ao cargo.
Acompanhar processos de administração de medicamentos e administrar via parenteral principalmente nutrições parenterais e quimioterápicos certificando a conformidade das operações.
Prestar suporte à equipe multidisciplinar na realização de procedimentos de maior complexidade como parada cardiorrespiratória procedimentos invasivos e outros.
Orientar acompanhar e supervisionar as atividades realizados pelos Técnicos de Enfermagem para evitar eventos adversos prestar esclarecimentos em relação à aplicação correta das técnicas de enfermagem e garantir qualidade e segurança da assistência prestada.
Zelar para que as medidas de controle de infecções sejam seguidas corretamente visando à redução dos índices de infecção relacionada à assistência em saúde.
Realizar Transição de cuidados no leito do paciente comunicando e esclarecendo intercorrências de forma detalhada a fim de prestar a assistência necessária e adequada.
Relatar as intercorrências do plantão no prontuário e no relatório administrativo.
Preencher relatório de alta e transferência informando o quadro clínico do paciente para permitir a continuidade ao tratamento.
Verificar funcionamentos de equipamentos utilizados na assistência mantendo informada a área responsável pelo processo de manutenção.
Participar das reuniões do setor visando manter-se atualizado quanto aos procedimentos da área.
Ministrar treinamentos de educação continuada e específica após levantamento das necessidades visando a capacitação/qualificação da equipe.
Participar de reuniões com a Coordenação de Enfermagem bem como de comissões específicas de trabalho ex lesões cutâneas nutrição enteralinfecção hospitalar e prontuários dentre outras visando a troca de informações e conhecimentos técnicos soluções para ocorrências e alinhamento de ações.
Avaliar e identificar necessidades de manutenção e reposição de materiais e equipamentos médico-hospitalar hidráulico e hoteleiro a fim de solicitar as providências necessárias.
Zelar pelo uso de materiais e equipamentos.
Supervisionar e acompanhar as atividades dos técnicos do material e dos assistentes administrativos.
Realizar a gestão de leitos.
Participar da corrida beira leito multiprofissional Passagem de plantão beira leito Notificação de eventos adversos.
Acompanhamento do acadêmico e/ou residente (preceptoria).
Realizar análise critica dos indicadores e discussão dos dados junto à coordenação para melhoria dos processos assistenciais e administrativos Participar e ministrar treinamentos e orientações para equipe multidisciplinar.
Aplicar termo de orientação quanto riscos assistenciais aos pacientes e familiares.
Elaborar e participar de construção de documentos e protocolos institucionais.
Executar outras tarefas correlatas e do mesmo grau de dificuldade mediante solicitação do superior imediato.