Perfil Técnico de Segurança do Trabalho
O papel do Técnico de Segurança do Trabalho é fundamental na manutenção da saúde e segurança dos colaboradores em um ambiente de trabalho.
Responsabilidades
- Realizar inspeções e auditorias de segurança no local de trabalho;
- Coordenar as ações da brigada de incêndio;
- Identificar e avaliar riscos e perigos potenciais;
- Investigar acidentes e incidentes de trabalho e fornecer relatórios detalhados;
- Desenvolver e implementar programas de treinamento em segurança;
- Monitorar o cumprimento da utilização dos EPIs e EPCs junto às áreas, bem como controlar a gestão dos registros das entregas dos equipamentos de segurança aos colaboradores;
- Especificar os requisitos técnicos dos EPIs e EPCs junto aos fornecedores e orçamentos;
- Suporte técnico às respostas junto aos órgãos fiscalizadores e regulamentadores da saúde e segurança do trabalho.
- Acompanhar e monitorar os indicadores de resultados da área de Saúde e Segurança do Trabalho;
- Garantir o cumprimento das normas e regulamentos de segurança;
- Manter registros precisos de todas as atividades relacionadas à segurança.
Requisitos
- Formação técnica em Segurança do Trabalho;
- Formação em Bombeiro Industrial;
- Experiência consolidada na área de segurança do trabalho;
- Conhecimento das normas regulamentadoras (NRs);
- Habilidades de comunicação e liderança;
- Capacidade de identificar e resolver problemas de segurança.
Habilidades adicionais
- Analisar situações de risco e desenvolver estratégias para mitigá-las;
- Comunicar efetivamente com colegas de trabalho e líderes;
- Fornecer treinamento e orientação para os funcionários sobre procedimentos de segurança;
- Manter atualizado seu conhecimento em novas tecnologias e práticas de segurança;