O cargo de Instrutor de Qualificação Profissional Horista exige profissionais qualificados para atuar como educadores responsáveis pela formação de aprendizes.
Responsabilidades do Cargo
1. Lecionar aulas teóricas e práticas aos aprendizes, utilizando materiais didáticos e métodos pedagógicos adequados;
2. Realizar o lançamento de frequência dos aprendizes, garantindo a precisão das informações;
3. Acompanhar a progressão dos aprendizes, identificando áreas de melhoria e elaborando estratégias de reforço;
4. Aplicar e corrigir avaliações de desempenho regularmente, proporcionando feedback construtivo;
5. Acompanhar e registrar faltas, motivando os aprendizes a manter a frequência adequada;
6. Colaborar com outros profissionais da instituição para garantir a qualidade do ensino e apoiar a integração dos aprendizes;
7. Mantém registros atualizados sobre as atividades realizadas e os progressos dos aprendizes.
Requisitos Fundamentais
O candidato ideal deve ter:
* Educação superior completa em área relacionada à educação ou ensino profissional;
* Experiência em ensino profissional, com ênfase em capacitação de trabalhadores em empresas privadas ou públicas;
* Habilidades comunicativas eficazes para interagir com aprendizes de diferentes perfis e níveis de compreensão;
* Capacidade de planejar, organizar e executar aulas de alta qualidade, adaptando-se às necessidades específicas dos aprendizes;
* Conhecimento em legislação laboral e regulamentações aplicáveis à formação profissional;
* Familiaridade com tecnologias de informática e recursos digitais para apoio ao ensino.
Diretrizes Eficazes
O Instrutor de Qualificação Profissional Horista enfrentará desafios como:
1. Gerenciar classes dinâmicas e estimulantes, mantendo a motivação e a concentração dos aprendizes;
2. Suportar pressões decorrentes da gestão de metas e cronogramas rigorosos, bem como lidar com possíveis resistências de alguns aprendizes;
3. Comunicação eficaz com colegas, supervisores e clientes internos e externos, envolvendo ajustes contínuos nas estratégias de ensino e apropriação de novas habilidades;
4. Raramente reconhecido por seus esforços e contribuições como instrutor e um impacto direto nos resultados das avaliações que faz;],