Descrição da Vaga
A Médica(o) do Trabalho irá atuar em um ambiente descontraído, respeitoso e colaborativo, incentivando a diversidade.
* Pensará e agirá a partir das perspectivas dos clientes. Demonstrará interesse e curiosidade de conhecer os clientes, seus comportamentos e preferências para atender e superar suas expectativas;
* Demonstrará compromisso permanente em aprender, ensinar e desenvolver, contribuindo para um ambiente descontraído, respeitoso e colaborativo, incentivando a diversidade;
* Se mostrará flexível para se desprender de paradigmas e modelos mentais existentes. Buscará soluções inovadoras e sustentáveis, para criar vantagens competitivas para o negócio, equilibrando os interesses econômicos, ambientais e sociais.
Responsabilidades
* Realizar exames médicos admissionais, periódicos, retorno ao trabalho, mudança de risco e demissionais;
* Responsabilidade técnica ambulatório junto ao CRM;
* Elaborar prontuário médico, laudos e pareceres sempre que necessário;
* Identificar e prevenir doenças ocupacionais;
* Identificar e realizar o enquadramento PCD e CIF;
* Orientar sobre medidas de segurança e ergonomia no trabalho;
* Coordenar e desenvolver o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO);
* Emissão relatório analítico e medidas;
* Acompanhar e atuar nos fatores psicossociais com os planos de ação;
* Notificar doenças e acidentes;
* Avaliação e acompanhamento de colaboradores pós acidente de trabalho;
* Analisar o absenteísmo e dados estatísticos, verificando causas e propondo ações;
* Encaminhamento e monitoramento dos colaboradores afastados INSS;
* Emissão e/ou validação da contestação de benefício INSS;
* Participar de atividades educativas da empresa;
* Elaborar documentos e difundir conhecimentos da área médica;
* Perícia judicial em processos trabalhistas, bem como em ações cíveis e da promotoria pública;
* Elaborar relatórios médicos para auxílio ao setor jurídico;
* Dar suporte aos trabalhadores com problemas psicológicos e encaminhá-los para tratamento especializado;
* Investigar e avaliar casos suspeitos de saúde emocional;
* Avaliações e solicitações de laudos e adequações ergonômicas;
* Atendimentos assistenciais e orientações clínicas;
* Cumprir as normas regulamentadoras e demais programas relacionados com a preservação da saúde ocupacional.
É essencial ter curso de graduação de nível superior, bacharelado, em Medicina, reconhecido pelo Ministério da Educação, acrescido de curso de especialização em nível de pós-graduação em Medicina do Trabalho, ministrado por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação. Além disso, é necessário ter registro CRM ativo e título especialista em medicina do trabalho com RQE ativo.