Profissional de Segurança no Trabalho
Para garantir a segurança dos colaboradores é fundamental identificar e avaliar riscos no ambiente de trabalho. O profissional de segurança do trabalho tem como responsabilidade:
* Avaliar riscos e propor medidas preventivas;
* Orientar e conscientizar os colaboradores sobre práticas seguras e o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);
* Inspecionar equipamentos e condições de trabalho; e
* Investigar acidentes e incidentes para evitar futuros problemas.
Requisitos Profissionais:
* Segundo Grau Técnico completo em Segurança do Trabalho ou curso equivalente;
* Conhecimento das Normas Regulamentadoras (NRs) e legislação de segurança aplicável ao local de trabalho;
* Experiência em inspeção, investigação de acidentes e elaboração de relatórios técnicos com informações relevantes;
* Habilidades em comunicação, orientação de colaboradores e análise de riscos para minimizar impactos negativos.
Características Importantes:
* Priorizar a segurança nos ambientes de trabalho;
* Trabalhar em equipe com outros profissionais da área de segurança;
* Desenvolver soluções criativas para resolver problemas de segurança;
* Mantendo-se atualizado sobre as mudanças nas normas regulamentadoras e legislações de segurança aplicáveis ao setor.