**SENAI/PE - CÓD. 430 TÉCNICO EM REFRIGERAÇÃO (RECIFE)**
**Antes de realizar sua inscrição, leia com atenção as informações disponíveis nas Regras do Processo Seletivo - SENAI (**clique aqui**)**
- **INSCRIÇÕES: 08/07/2025 a 13/07/2025**
**Cargo**: TÉCNICO EM REFRIGERAÇÃO **Código da Vaga**: 430 **Local de Atuação**: RECIFE/PE
**Detalhes da Oportunidade**:
- ** Quantidade de vagas**: 1 (contratação imediata, prazo **indeterminado**).
**O que esperamos de você?**
**Perfil Desejado**:_ _
- **Formação acadêmica obrigatória**:Técnico Completo em Refrigeração/Climatização
**Principais atividades**: Executar projetos de sistemas de climatização e refrigeração; Implantar instalações elétricas e eletrônicas de sistemas de climatização e refrigeração; Realizar manutenção preventiva e corretiva em equipamentos e sistemas de ar condicionado dutados e em equipamentos que compõem o sistema de central de água gelada, CRF/VRV, em aparelhos Split, Bi Split, Split Cassete, Vertical e Cortina de Ar conforme normas técnicas e de segurança; Avaliar e dimensionar locais para instalação de equipamentos de refrigeração, calefação e ar -condicionado;. Identificar fontes de calor, elaborar relatório com dados do local de instalação; Especificar a capacidade dos equipamentos de ventilação e/ou refrigeração; Especificar materiais e acessórios e instalar equipamentos de refrigeração e ventilação; Instalar ramais de dutos, montar tubulações de refrigeração, aplicar vácuo em sistemas de refrigeração; Programar, configurar e testar dispositivos elétricos e eletrônicos dos sistemas de climatização e refrigeração; Carregar sistemas de refrigeração com fluido refrigerante; Realizar testes nos sistemas de refrigeração; Diagnosticar e resolver problemas dos equipamentos da sua área de atuação;. Aplicar padrões e normas de segurança e preservação do meio ambiente;. Apoiar atividades de refrigeração e climatização nas diversas Unidades do Sistema FIEPE, conforme solicitação e orientação
- **Horário**:08:00 às 17:00h
- **Conhecimentos necessários**: Conhecimento de instalações de Sistemas de Refrigeração e Climatização. Conhecimento das Normas de Segurança no Trabalho e Meio Ambiente. Habilitação na NR 33, NR 10, NR 20 E NR 35
- **Experiência Obrigatória**: 06 meses comprovados de experiência na área
- **Flexibilidade e disponibilidade**: Necessário para viagens.
**O que oferecemos**:
- ** Remuneração**:R$ 2.224,95
- ** Benefícios**: Assistência médica e odontológica; Vale-alimentação ou refeição; Day Off; Auxílio-creche; Universidade Corporativa; Empréstimo consignado; Previdência privada e Plano de carreira.
**Processo Seletivo: Etapas Eliminatórias**
**1ª ETAPA - Inscrição**
**2ª ETAPA - Avaliação Objetiva**
- **CONTEÚDO PROGRAMÁTICO**:português, Raciocínio Lógico, Noções de informática, Fundamentos de Refrigeração o Ciclo básico de refrigeração (compressão, condensação, exp o Tipos de refrigerantes e suas o Termodinâmica aplicada. Componentes de Sistemas de Refrigeração o Compressores, condensadores, evaporadores e válvulas de expansão o Instrumentos de medição (manômetros, vacuômetros, medições). Manutenção Preventiva e Corretiva o Inspeção e limpeza de sistemas de refrigeração. o Identificação e reparo de vazamentos de gás refrigerante. o Substituição de componentes e recarga de refrigerante. Instalação de Sistemas de Refrigeração o Dimensionamento e instalação de sistemas. Boas práticas de integração e isolamento térmico. o Cuidados com o meio ambiente e descarte correto de refrigerantes. Normas e Segurança no Trabalho o Normas regulamentadoras (NR-10 e NR-35). o Uso de EPIs e segurança na manipulação de gases refrigerantes. o Procedimentos para evitar acidentes e contaminações.
**3ª ETAPA Análise Curricular**
**4ª ETAPA - Entrevista Comportamental.**
**5ª ETAPA - Entrevista Técnica.**
- Durante o processo seletivo, a Instituição poderá inverter a ordem das entrevistas, de acordo com o melhor uso de tempo e de recursos.
**6ª ETAPA - Análise Documental**
**7ª ETAPA - Finalização e Divulgação do Resultado.**
**Critérios de Desempate (em caso de empate)**:Candidatos PCD; Maior nota na entrevista com o gestor; Maior tempo de experiência na área; Melhor desempenho nas etapas do processo.
**Por que trabalhar conosco?**
Acreditamos na construção e fortalecimento da indústria em Pernambuco, trabalhando para o desenvolvimento da educação básica e profissional, da promoção da saúde do trabalhador, e para os avanços em inovação e tecnologia.
Aqui, você será acolhido em um ambiente colaborativo, dinâmico e que poderá contribuir com o seu desenvolvimento profissional.
Também valorizamos a inclusão e a diversidade, por isso, todas as nossas vagas estão abertas a pessoas com deficiência (PCD) e reabilitadas pelo INSS.
**Quer fazer parte da nossa equipe? Inscreva-se agora e dê o próximo passo na sua carreira.