Ensino Médio Completo.· Recepcionar e orientar o cidadão para realização do serviço solicitado;· Informar e orientar o cidadão sobre os serviços prestados, preferencialmente, com a entrega de material gráfico informativo (folders, filipetas etc.), prestando encaminhamentos e esclarecimentos sobre serviços disponíveis.· Observar a condição do cidadão para o atendimento preferencial, de acordo com a legislação vigente em cada município;· Orientar o cidadão em relação aos documentos necessários para a realização dos serviços; · Orientar o cidadão para localizar as áreas comuns, como sanitários etc. · Orientar filas e as chamadas das senhas;· Orientar o cidadão no preenchimento de formulários;· Orientar o cidadão quanto à utilização dos serviços públicos disponíveis nos totens de autoatendimento ou em áreas de acesso livre à internet, caso não esteja familiarizado com o uso dessa tecnologia e sendo do interesse deste, orientá-lo quanto ao uso, visando à inclusão digital;· Orientar os usuários nas situações de contingência, seguindo procedimentos estabelecidos;· Atentar para situações específicas, tais como: pessoas ou crianças perdidas, cidadãos com comportamento atípico, mal súbito ou com problemas de saúde, informando ao superior imediato, prestando primeiro socorro e seguindo os procedimentos estabelecidos para cada caso;· Percorrer todas as áreas de atendimento da unidade, abordando o cidadão e identificando suas necessidades para o encaminhamento e orientação;· Verificar todos os pré-requisitos para realização dos serviços, triar todos os documentos exigidos, fornecer senha e informar a sequência do atendimento.