Descrição da Vaga
O Técnico(a) de Laboratório é um profissional essencial para garantir a integridade física dos laboratórios e equipamentos, proporcionando uma experiência de aprendizado mais eficaz para os alunos.
Responsabilidades
1. Preparar e testar aulas práticas antes de sua realização para evitar erros durante as aulas.
2. Realizar manutenção e calibração dos equipamentos dos Laboratórios, mantendo-os sempre aptos para realização de aulas e atendimento à comunidade acadêmica.
3. Monitorar atividades práticas durante aulas com o professor e em horários de estudo, facilitando o aprendizado dos acadêmicos.
4. Realizar procedimentos de lavagem e esterilização de vidrarias e instrumentais cirúrgicos utilizados em laboratórios, de acordo com as normas estabelecidas por órgãos fiscalizadores e reguladores.
5. Fiscalizar e colocar em prática as normas de biossegurança dos laboratórios, adotadas pela instituição.
6. Realizar montagem e instalação de equipamentos e laboratórios na área de saúde em todas as unidades da instituição.
7. Participar e montar estruturas de laboratório para atividades externas, em locais solicitados pela instituição, como congressos, palestras, etc.
8. Promover a manutenção prévia dos equipamentos dos laboratórios para evitar danos aos mesmos.
9. Auxiliar na formalização, congelamento, resfriamento e na necropsia dos animais, favorecendo a compreensão dos acadêmicos.
10. Realizar diariamente os inventários de todos os laboratórios, confirmando os tombos quando existente, para controle de todo mobiliário e equipamento.
11. Operar diariamente o manuseio dos compressores das aulas.
12. Listar semestralmente todo os insumos com o objetivo de manter o controle de estoque, evitando o desperdício e/ou ausência para realização das aulas práticas.
13. Realizar diariamente o controle e retirada dos laboratórios do lixo biológico, armazenando em seus recipientes adequados, evitando contaminação no ambiente.
14. Manter organizado e/ou atualizado o almoxarifado químico, separando os reagentes vencidos dos não vencidos, obedecendo às normas de biossegurança estabelecida pela instituição.
15. Efetuar com a gerência planilhamentos, solicitações e controle dos insumos destinados a cada laboratório.
16. Organizar o arquivo de retida e retorno de equipamentos e utensílios emprestados.