Descrição do Cargo:
* O cargo visa a realização de diagnóstico e implantação de sistema de gestão ambiental e qualidade em processos para clientes atendidos, com foco nas indústrias de alimentos;
* Realizar atividades relacionadas à gestão ambiental e da qualidade no cumprimento das metas do setor, buscando melhorias contínuas.
Atribuições do Cargo:
Gestão Ambiental
* Diagnóstico da situação ambiental da indústria incluindo estudo detalhado dos aspectos ambientais por linha de processo;
* Avaliação dos dados levantados no diagnóstico e cálculo dos indicadores de desempenho ambiental utilizando software específico para o setor;
* Elaboração de relatório consolidado do diagnóstico ambiental com apontamento das oportunidades de melhoria no processo;
* Definição de indicadores de desempenho ambiental e metas para redução do consumo de água, vazão e carga de poluição dos efluentes gerados;
* Elaboração de plano de ação para alcance das metas contemplando medidas de controle preventivo e adequação de layout ou equipamentos;
* Treinamento conscientização dos colaboradores sobre Boas Práticas Ambientais nos processos produtivos;
* Uso da metodologia PDCA para implantação das soluções de gestão ambiental no cliente.
Gestão da Qualidade
* Elaborar diagnóstico no cliente relacionado aos processos de produção e qualidade sob supervisão/orientação para levantar requisitos e dados para o projeto de Gestão da qualidade;
* Execução de projetos de Gestão da qualidade em indústrias de alimentos (leite, carnes, sucos, frutas, etc.) sob supervisão, utilizando a metodologia PDCA e Gerenciamento da rotina;
* Implantar ferramentas de Gestão da Qualidade incluindo BPF, Auto Controle, APPCC e FSSC 22000.
* Implantar sistema de gestão da rotina incluindo mapeamento de processos, definição de indicadores meios (kPI's) e implantação de sistemática de acompanhamento de indicadores usando a metodologia PDCA;
* Treinamento conscientização dos colaboradores sobre aplicação da Gestão da qualidade nos processos produtivos;
* Definição junto à alta gerência do cliente de equipe responsável pela implantação dos programas de Gestão da qualidade;
* Elaboração de plano de ação para alcance das metas contemplando medidas de controle e preventivas.
Atividades Gerais
* Implantação da sistemática de acompanhamento dos indicadores de Gestão Ambiental e Gestão da Qualidade com respectiva ferramenta adotando a metodologia PDCA;
* Orientação e acompanhamento na implantação das ações corretivas e de melhoria definidas no plano de ação;
* Fechamento mensal dos resultados dos indicadores ambientais e de qualidade dos processos e produtos;
* Elaborar planos de ação direcionados a equipe do cliente com qualidade e método adequados para alcançar as metas.