Venha fazer parte da equipe Sesc
Olá, que bom ter você por aqui
Estamos em busca de pessoas talentosas, com energia e vontade de transformar vidas por meio do nosso trabalho.
No Sesc, nossa missão é promover qualidade de vida para trabalhadores do comércio, seus familiares e toda a sociedade. Fazemos isso por meio de ações socioeducativas em saúde, educação, cultura, lazer e assistência.
Aqui, valorizamos:
Acolhimento
Integridade
Respeito à diversidade
Excelência
Sustentabilidade
Inovação
Se você se identifica com esses valores e gosta de encarar desafios com entusiasmo, essa vaga pode ser a sua próxima grande oportunidade
Sobre a vaga
Formação exigida:
Graduação completa em Biblioteconomia, preferencialmente com pós-graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares ou na área de Literatura.
Requisitos e preferências:
Conhecimento e experiência de gestão de bibliotecas de atendimento público e escolar;
Conhecimento e experiência em preparo técnico de acervo;
Preferencialmente experiência com projetos de mediação de leitura literária;
Registro ativo no CRB (Conselho Regional de Biblioteconomia);
Carteira Nacional de Habilitação B.
O que você fará no dia a dia:
Acompanhar e realizar atendimento do serviço de Biblioteca monitorando dados estatísticos de produtividade, contratando artistas e organizando eventos de mediação literária, além de cooperar tecnicamente com outras áreas da instituição.
Divulgar e disseminar eventos relacionados a biblioteca e supervisionar equipes de atendimento.
Realizar visitas técnicas às Unidades ligadas ao polo de atuação.
Organizar, executar e avaliar atividades relacionadas à biblioteca.
Planejar e desenvolver projetos nas áreas de cultura, com foco na mediação literária.
Preparar e corrigir provas, realizar seleção de equipe de atendimento de Biblioteca;
Treinar e orientar equipes de atendimento da Biblioteca, realizar cadastro e controles de acesso aos sistemas.
Supervisionar estagiários de Biblioteconomia.
Elaborar relatórios relacionados a gestão do acervo, serviços e projetos.
Contratar assessorias e fornecedores de prestação de serviços.
Colaborar com a elaboração de manuais de serviços e procedimentos...
Controlar a execução de metas e orçamentos dos planos de trabalho dos projetos sistemáticos de biblioteca;
Elaborar planos de ação, propostas de divulgação dos serviços e projetos da Biblioteca, buscar parcerias;
Fazer a gestão do acervo, seleção, compra, processo técnico (classificação, catalogação, indexação), conservação, baixa e inventário dos acervos;
Controlar a circulação do acervo, orientar regras de inscrições e empréstimos e sistemática de atendimento de turmas da Escola e público em geral, gerenciar índices de atraso;
Prestar atendimento ao público da Biblioteca para consulta e empréstimo do acervo;
Promover e mediar atividades de fomento à leitura para todos os públicos (infantil, juvenil, adulto, idosos, pessoas com deficiência).
Carga horária
44h semanais
Disponibilidade para viagens;
Disponibilidade para trabalhar em alguns finais de semana.
Salário e benefícios
Salário: R$ 5.957,00
Polos de Atendimento:
Jaraguá do Sul (sede)
Balneário Camboriú
Itajaí
Blumenau
Brusque
Joinville
São João Batista
Tijucas
Benefícios que fazem a diferença:
Seguro de Vida
Plano de Saúde Unimed
Vale alimentação/Refeição (Desconto de R$ 1,00)
Programa de Incentivo a Qualidade de Vida
Incentivo à capacitação e desenvolvimento
Descontos nas atividades do Sesc (Odontologia, Educação, Academia, Restaurante, Hotéis e muito mais)
Referências bibliográficas
CASTRILLÓN, Silvia. O direito de ler e de escrever. tradução de Marcos Bagno. 1.ed. São Paulo: Pulo do gato, p.
CÓDIGO de catalogação anglo-americano. Preparado sob a direção de The Joint Steering Committee for Revision of AACR. 2. ed., rev São Paulo: FEBAB, v.
FRONCKOWIAK, Ângela Cogo; BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Educar para ler desde a infância: o valor poético da vocalidade e da imaginação. ETD-Educação Temática Digital, v. 23, n. 1, p, 2021. Disponível em: )
HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. Tradução Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, cap. 3 - Definição de literatura infantil, p Disponível em: file: ///C: /Users/marilaine/Downloads/S2- Acesso em: 17 de jul de 2023.
KUHLTHAU, Carol. Como usar a biblioteca na escola: um programa de atividades para o ensino fundamental. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
MANGUEL, Alberto. Notas para uma definição do leitor ideal. São Paulo : Edições Sesc São Paulo, 2020.
MILANESI, Luís. Biblioteca. 3. ed. Cotia: Ateliê Editorial, p.
PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, p.
PINHEIRO, Ricardo Queiroz. A Porta Entreaberta: bibliotecas públicas e a crise do leitor no Brasil Disponível em: )
SESC, Departamento Nacional. Marco referencial de leitura. Rio de Janeiro: Sesc, Departamento Nacional, 2025. Disponível em: )
YUNES, Eliana (Org.). Pensar a leitura: complexidade. 2. Ed. São Paulo: Loyola, 2005. Política Nacional de Leitura e Escrita – PNLE (Lei 13.696/2018);
Legislações e Documentos de Referência: Lei do Livro (Lei 10.753/2003): institui a Política Nacional do Livro; Lei da Universalização das Bibliotecas Escolares (Lei 12.244/2010); Manifesto IFLA/UNESCO para Biblioteca escolar de 1999. Tratado de Marraqueche (Decreto nº 9.522/2018); Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015); Lei nº 9.610, de 10 de fevereiro de que regulamenta os Direitos Autorais; 6ª Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil
Inclusão e diversidade
Todas as nossas vagas estão abertas para pessoas com deficiência. Aqui, você é bem-vindo(a) para ser quem realmente é
"Se você é apaixonado por livros, gosta de ajudar pessoas e acredita que conhecimento transforma vidas, venha fazer parte da nossa equipe"
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