Objetivo desse cargo é garantir uma experiência positiva para os clientes, com foco em vendas e atendimento personalizado. O funcionário ideal deve ter habilidades comprovadas nesse campo.
Cabe ao Vendedor:
1. Tratar os clientes com cortesia e educação;
2. Ter empatia pelo cliente;
3. Olhar sempre para o cliente quando estiver falando com ele;
4. Quando solicitado, parar o que estiver fazendo e disponibilizar atenção total ao cliente;
5. Ser ético e profissional no trabalho, evitando conversa informal ou assuntos constrangedores;
6. Ambiente limpo e organizado e iluminação suficiente para receber os clientes.
Os procedimentos incluem:
1. Oferecer atendimento de balcão ao cliente;
2. Oferecer oportunidades de negócios aos clientes por meio de e-mail, telefone ou pessoalmente;
3. Efetuar a venda proativa, oferecendo produtos relevantes aos clientes e não apenas aguardando contato para tirar pedidos;
4. Realizar análise de dados junto à gerência, solicitando produtos ou promoções que possam ser realizadas fora da autonomia que já tem;
5. Prestar atendimento via telefone com excelência, levando informações e negociando sobre preços;
6. Mantê-la carteira de clientes atualizada para oferecer novos produtos ou ofertas;
7. Analisar e sugerir novos clientes em potencial, considerando um grau de risco baixo;
8. Manter responsabilidade nas conclusões das vendas respeitando limites de crédito;
9. Ficar atento ao mercado para melhorar a margem de venda;
10. Atentar-se a clientes potenciais que venham a ter problemas e se tornar inadimplentes para minimizar perdas futuras;
11. Verificar pedidos para evitar problemas com os clientes;
12. Cumprir normas básicas de postura e uso de equipamentos como uniforme e crachá.
Além disso:
1. Consultar seu superior quando necessário.