Facilitar o processo de ensino-aprendizagem na primeira infância, planejando, conduzindo e avaliando experiências pedagógicas de acordo com o projeto político-pedagógico da instituição, promovendo e intermediando o desenvolvimento integral das crianças (cognitivo, físico, social, emocional e motor), em um ambiente seguro, lúdico, inclusivo e acolhedor, estimulando a curiosidade, a criatividade e a autonomia, respeitando o ritmo e as particularidades de cada criança e colaborando com a equipe pedagógica, famílias e comunidade escolar no cuidado e educação da criança pequena.01Planejar e executar atividades pedagógicas e lúdicas alinhadas ao currículo e ao PPP, utilizando brincadeiras, histórias, músicas, jogos e outras estratégias adequadas à faixa etária.02Observar, acompanhar e registrar o desenvolvimento das crianças, elaborando relatórios e registros individuais e coletivos que apoiem a avaliação contínua.03Promover um ambiente acolhedor, seguro e organizado, estimulando a convivência respeitosa, a cooperação, a autonomia e a disciplina positiva.04Valorizar o brincar como eixo estruturante das práticas pedagógicas, integrando experiências que favoreçam o desenvolvimento motor, cognitivo, socioemocional e da linguagem.05Cuidar e educar de forma integrada, apoiando rotinas de alimentação, higiene, descanso e socialização, entendendo esses momentos como oportunidades de aprendizagem.06Estabelecer vínculo positivo com as famílias, mantendo diálogo aberto, participativo e colaborativo, informando sobre os avanços e necessidades das crianças.07Colaborar em projetos pedagógicos e interdisciplinares, incentivando a exploração, a imaginação e o protagonismo infantil.08Participar de reuniões pedagógicas, formações e planejamentos coletivos, contribuindo com reflexões e propostas que fortaleçam o trabalho em equipe e a qualidade da educação.09Zelar pelo bem-estar e pela integridade das crianças, atuando de forma preventiva e atenta em situações de risco ou vulnerabilidade, direcionando o monitor de sala (quando houver), para o auxílio necessário, enfatizando o bem estar de todos os alunos.10Buscar constante atualização profissional, participando de formações, estudando práticas inovadoras e aprimorando metodologias próprias da educação infantil, assim como manter-se atualizado às atualizações da Norma Culta da Língua Portuguesa.