Vaga disponível inclusive para Pessoas com Deficiência ou Reabilitados pelo INSS.
O Especialista em Lean será responsável por oferecer liderança prática para implantar, implementar e impulsionar o Programa Lean nas respectivas instalações de R&M (Reparo e Manutenção). Essa posição liderará a transformação para uma organização enxuta, conduzindo a implementação de ferramentas como Value Stream Management, PQPR, Segurança, 5S, TPM, Trabalho Padronizado, Sistemas Kanban/Pull, Análise de Causa Raiz, Qualidade na Fonte, Lean Daily Management, SMED, Poka-Yoke, Just-in-time, manufatura celular, A3/PDCA Problem Solving e ferramentas similares, com o objetivo de criar, sustentar e consolidar uma nova cultura de melhoria contínua e eficiência operacional.
Essa posição trabalhará em estreita colaboração com outras áreas da instalação, incluindo Qualidade de Serviço, Almoxarifado, Reparos & Manutenção, Suprimentos, HSE, Finanças, Operações, Recursos Humanos e Qualidade.
Responsabilidades:
* Liderar a implantação e sustentação das iniciativas Lean em colaboração com os Gerentes de R&M e a Liderança da Instalação, garantindo alinhamento com as prioridades do negócio.
* Conduzir atividades de mapeamento de fluxo de valor (VSM), desenvolver roadmaps de melhoria contínua e implementar planos de ação relacionados.
* Identificar, padronizar e sustentar processos eficientes em toda a organização.
* Implementar e orientar o uso de ferramentas Lean e de gestão diária, incluindo VSM, 5S, 5 Porquês, TPM, Trabalho Padronizado, Poka-Yoke, SIPOC, Mapeamento de Processos, Kanban, SMED, Gestão Visual, Hoshin Planning e ciclos de resolução de problemas PDCA/DMAIC.
* Engajar colaboradores em todos os níveis, desde o chão de fábrica até a alta gestão, fomentando uma cultura de melhoria contínua por meio de gestão diária, Gemba Walks, 5S e práticas Lean.
* Colaborar com equipes de R&M, líderes funcionais e colaboradores para identificar oportunidades de melhoria de processos e redução de desperdícios, categorizando iniciativas como ações, projetos ou eventos Kaizen.
* Atuar como embaixador da mudança, promovendo a cultura Lean, impulsionando a excelência operacional e garantindo melhorias mensuráveis em eficiência e produtividade.
* Oferecer suporte prático no chão de fábrica, liderando pelo exemplo e mantendo o engajamento dos colaboradores nas iniciativas Lean.
* Gerenciar múltiplas prioridades em um ambiente dinâmico, com forte capacidade organizacional e de comunicação.
Pré-Requisitos:
* Graduação em Engenharia Industrial, Mecânica, de Produção ou Elétrica.
* Experiência mínima de 3 a 5 anos em Lean Manufacturing, Melhoria Contínua ou Excelência Operacional em indústrias de Óleo & Gás ou de grande porte/heavy industry.
* Certificação Lean Practitioner e/ou Six Sigma Black Belt altamente desejável.
* Experiência comprovada na implementação e melhoria de ferramentas e sistemas Lean, incluindo VSM, 5S, 5 Porquês, TPM, Trabalho Padronizado, Poka-Yoke, SIPOC, Mapeamento de Processos, Kanban, SMED, Redução de Desperdícios, Gestão Visual, Hoshin Planning, ciclos PDCA/DMAIC e manufatura celular.
* Experiência em facilitação de eventos Kaizen é obrigatória.
* Proficiência em MS Office; conhecimento em AutoCAD, MS Visio e Power BI/JDE/MY ADVISOR será considerado diferencial.
Requisito de Viagem:
Esta função pode exigir viagens nacionais e, potencialmente, internacionais em até 20%