Requisitos para a função
* Graduação completa;
* Categoria: 2ON;
* Regra: STCW A-II/1;
* Esquema de Vacinação COVID-19 Completo (4ª doses) e Febre Amarela;
* PASSAPORTE em dia;
* Toda certificação em dia;
* Desejável experiência com navios de container;
* Experiência prévia em navios.
Para atuar na função de Segundo Oficial, é necessário ter graduação completa e categorização adequada. Além disso, deve estar atualizado com todas as certificações necessárias. Experiência prévia em navios e conhecimento sobre operações de carga e descarga são também desejáveis.
Certificações Obrigatórias
* EARP - Radar & ARPA;
* EROG - Especial de Rádio Operador Geral;
* EPOE- ECDIS Genérico;
* EGPO- Gerenciamento de Passadiço;
* TBS- Básico de Segurança;
* EESS- Embarcação de Resgate e Sobrevivência;
* ECIA- Combate Avançado de Incêndios;
* EPSM- Primeiros Socorros Médicos;
* EOPN- Oficial de Proteção (SSO);
* EOCA - Cargas Perigosas
É fundamental que o candidato tenha todas as certificações obrigatórias para exercer a função de Segundo Oficial. Isso inclui habilidades como radar e ARPA, gerenciamento de passadiço e combate a incêndios avançado. Além disso, é importante ter conhecimento sobre primeiros socorros médicos e embarcação de resgate e sobrevivência.
Funções e Responsabilidades
* Integrar o Quarto de Navegação de bordo;
* Substituir o Oficial de Náutica do Quarto de Navegação e o Imediato (se for o mais antigo que a ele se segue) em todos os seus impedimentos legais;
* Auxiliar em todas as manobras da embarcação, no local determinado pelo Comandante;
* Ter sob sua responsabilidade o regimento de sinais e bandeiras, devidamente inventariado, artefatos pirotécnicos, lâmpadas, lanternas e outros sinais de emergência;
* Ter sob sua responsabilidade as embarcações auxiliares e de salvamento e suas respectivas palamentas, bem como os seus aparelhos de lançamento;
* Receber e fazer entrega de malas postais, fiscalizar a sua estivagem em lugar seguro e providenciar os documentos necessários ao recebimento e entrega;
* Ter sob sua responsabilidade todo o material de controle de avarias e de controle a incêndio, em qualquer parte da embarcação;
* Assessorar o comandante do navio nas manobras de aproximação, amarração, ancoragem (fundeio) e desancoragem (suspender), assim como nas operações de carga e descarga nos portos e terminais portuários.