O Analista de Societário é responsável por garantir a regularidade e conformidade das empresas.
* Ele é responsável por diversas atividades, incluindo a constituição e alterações contratuais, elaborar e registrar contratos sociais, estatutos e alterações contratuais com precisão e atenção aos detalhes;
* Apoiar na abertura, transformação, fusão, cisão e incorporação de empresas através de processos eficientes.
Além disso, o Analista de Societário também é responsável por:
* Acompanhar e protocolar processos em Juntas Comerciais, Cartórios, Prefeituras e demais órgãos competentes para garantir a atualização da documentação empresarial;
* Obrigar à obtenção e atualização do CNPJ junto à Receita Federal e inscrições estaduais e municipais de maneira pontual e organizada.
O profissional também deve solicitar e acompanhar alvarás de funcionamento e licenças específicas (ambiental, vigilância sanitária, Corpo de Bombeiros, etc.) para viabilizar o desenvolvimento dos negócios;
1. Assistir na troca de regime tributário (Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real) e analisar pendências fiscais e cadastrais nas diferentes esferas governamentais.
2. Emitir e renovar Certidões Negativas de Débitos (CNDs) nos principais órgãos (RFB, INSS, FGTS, SEFAZ, Prefeituras, etc.);
3. Solicitar e renovar certificados digitais (e-CNPJ, e-CPF, NF-e).
Requisitos Desejados:
* Organização, atenção a detalhes e proatividade;
* Comunicação verbal e escrita eficiente;
* Conhecimento atualizado em legislação societária e sistemas públicos (e-CAC, Redesim, Junta Comercial, SEFAZ, etc.);
* Experiência prévia em escritório contábil será um diferencial.