Realizar avaliação detalhada da comunicação, identificando necessidades individuais em linguagem, fala e habilidades sociais. Conduzir intervenções voltadas para o desenvolvimento da linguagem receptiva (compreensão) e expressiva (fala e produção verbal). Estimular e aprimorar formas de comunicação não verbal, como gestos, expressões faciais e recursos visuais. Desenvolver habilidades pragmáticas, favorecendo a interação social e o uso funcional da comunicação em diferentes contextos. Promover a melhoria da articulação, da fluência e da inteligibilidade da fala. Aplicar e treinar o uso de sistemas de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), ajustando-os às necessidades individuais (PECS, LAMP, PODD, Core Words, entre outros). Elaborar planos de intervenção individualizados, com metas claras e mensuráveis. Registrar evoluções diárias e elaborar relatórios mensais que evidenciem os avanços terapêuticos. Orientar e capacitar pais/cuidadores para continuidade das estratégias em casa e em outros ambientes.
Requisitos:
Graduação completa em Fonoaudiologia;
Registro profissional ativo e regularizado no CRFa;
Experiência em intervenções com público TEA.
Diferenciais:
Cursos, especializações, aprimoramentos ou pós-graduação em ABA;
Conhecimento em sistemas de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), como PECS, LAMP, PODD, Core Words;
Formação ou experiência em métodos voltados para distúrbios motores da fala (PROMPT, Multigestos, DTTC, Método das Boquinhas).