Garantir a manutenção de um ambiente limpo e saudável no local de trabalho é responsabilidade do Steward. Para isso, ele deve realizar a limpeza diária de todas as áreas internas da cozinha, incluindo pisos, azulejos, equipamentos, utensílios de cozinha, louças, copos, grelhas das coifas, portas, janelas e telas.
Além disso, o Steward é responsável por realizar o descarte correto do lixo da cozinha e limpar as câmaras de lixo do hotel.
Ao longo do dia, ele também separa e organiza os materiais de A&B higienizados para devolver ao salão principal. É fundamental que ele use corretamente o uniforme, contendo botas, avental de PVC e EPIs obrigatórios, além de usar corretamente os dosadores de produtos da máquina de lava louça.
Para desempenhar suas funções com eficiência, o Steward deve ter habilidades como: organização, atenção aos detalhes e capacidade de trabalhar em equipe.
Além disso, é importante que o Steward esteja ciente das melhores práticas de higiene e segurança no local de trabalho.