Funcionalidade e Responsabilidades
Para atuar como Especialista em Segurança do Trabalho, é necessário ter Formação Técnica em Saúde e Segurança do Trabalho. Além disso, experiência na área de transporte e logística é considerada um diferencial.
Dentre as principais responsabilidades, destacam-se:
1. Inspeções de Segurança: realizar auditorias periódicas nas áreas de trabalho para identificar riscos e prevenir acidentes;
2. Análise de Incidentes: investigar e analisar incidentes e acidentes de trabalho para determinar suas causas e propor soluções preventivas;
3. Treinamentos e Conscientização: promover treinamentos e campanhas de conscientização em segurança para os colaboradores, visando a cultura organizacional e o bem-estar dos funcionários;
4. Documentação e Auditorias: manter atualizada a documentação da área e suportar auditorias internas e externas para garantir a conformidade com normas e regulamentações;
5. EPIs: realizar e controlar a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos funcionários expostos a riscos.],