É importante liderar uma equipe de trabalho em um setor de perecíveis, definindo as necessidades de abastecimento das áreas conforme a demanda. Para cumprir e disseminar normas e regras da empresa, é necessário ter uma boa comunicação e habilidade de gestão. • O líder do setor de perecíveis deve acompanhar e identificar prioridades para o reabastecimento de produtos, requisitar a separação de produtos em estoque e observar se eles estão limpos, sem avarias e dentro da data de validade. • Além disso, é fundamental verificar a qualidade dos produtos recebidos e acompanhar a contagem, requisitando o envio dos produtos para as gondolas e ilhas. • É também importante acompanhar os prazos de validade dos produtos expostos no ponto de venda e verificar as ilhas de FLV, geladeiras e gondolas, observando a ocorrência de produtos em mau estado de conservação e que já não podem ser comercializados. • O líder deve ainda acompanhar os níveis de estoque, checar diariamente se os níveis de produtos em estoque estão de acordo com as necessidades da loja e solicitar a entrega de produtos com maior venda na loja. • Além disso, é fundamental acionar a gerência da loja quando observado elevados níveis de estoque de determinado produto, sugerir ações de promoção destes produtos e verificar a ocorrência de falta de colaboradores. • Anteriormente a abertura da loja, o líder deve compor a equipe de trabalho, alocando os colaboradores em seus devidos postos de trabalho, fazer reunião diária para repasse de informações e diretrizes do setor e empresa. • É importante verificar a ocorrência de avarias, rupturas, mudança de preço e necessidades de abastecimento, checar o funcionamento dos balcões refrigerados, freezers, câmara fria e carrinho hidráulico utilizados no setor e providenciar as devidas ações para garantir os processos de abastecimento, organização e limpeza do setor. • Além disso, o líder deve elaborar escalas de trabalhos, distribuir os colaboradores de acordo com as prioridades de trabalho e comunicá-los sobre a escala. • É importante acompanhar o registro de ponto da equipe, observando faltas, atrasos e necessidades de abonos e acompanhar o desempenho e medir a produtividade individual de cada colaborador. • O líder deve ainda atender clientes para dirimir dúvidas gerais de produtos, atender ligações específicas do Televendas para informar quantidades de produto em estoque e acompanhar as atividades dos promotores (de fornecedores). • Além disso, é fundamental coordenar a montagem de ilhas de promoção, orientando sobre o melhor ponto de montagem e layout da ilha. Conhecimentos e habilidades Para realizar essa função com sucesso, é fundamental possuir conhecimentos e habilidades em: