Para ser um sucesso em uma posição de liderança, é fundamental possuir conhecimentos e experiência relevantes.
* Formação superior completo em áreas como administração, gestão de negócios ou marketing;
* Experiência mínima de 2 a 5 anos em cargos de liderança ou gestão;
* Habilidades técnicas em gestão de pessoas, recursos financeiros e ferramentas de gestão;
Além disso, é fundamental desenvolver competências importantes como liderança, comunicação eficaz, tomada de decisão e visão estratégica.
Dia a Dia do Gerente
O dia a dia de um gerente pode ser dividido em várias tarefas:
* Gestão da Equipe: treinar e capacitar vendedores, realizar acompanhamento de performance e implementar planos de ação para melhorar resultados;
* Planejamento e Execução de Estratégias: entregar metas semanais, mensais e anuais da loja, estudar tendências de mercado e comportamento do consumidor local e oferecer soluções atrativas para os clientes;
* Atendimento ao Cliente: assegurar alta qualidade de atendimento ao cliente e trabalhar na resolução de eventuais problemas;
* Gestão de Estoque e Produtos: acompanhar níveis de estoque evitando ruptura e impacto nas vendas, coordenar equipe de VM garantindo produtos expostos de forma atraente e promovendo itens de maior margem ou novos lançamentos;
* Gestão Administrativa: organizar escala de folga da equipe respeitando normas trabalhistas, controle de ponto e férias, gerenciar trocas, devoluções e processos de pagamento;
* Análise de Resultados: acompanhar relatórios de vendas e analisar evoluções de resultados, identificar áreas de melhoria;
* Controle de Custo Operacional: trabalhar para reduzir custos desnecessários e melhorar rentabilidade da loja, mantendo foco na qualidade do atendimento e maximização de vendas.