Desenvolver uma profissão de sucesso em Saúde Ocupacional é criar um futuro iluminado. Isso significa que, como Medico do Trabalho, você estará sempre no caminho certo para garantir a segurança e o bem-estar dos trabalhadores.
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* Desenvolvimento Profissional: Colaborar com os supervisores de saúde ocupacional local na aplicação das diretrizes técnicas e protocolos para os programas de atenção à saúde do trabalhador, atuando diretamente na execução dos programas, estimulando ações preventivas de saúde e cumprindo as determinações legais;
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Alguns pontos importantes para lembrarmos:
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1. Participar da elaboração/ coordenação e análise crítica de documentos bases, que incluem o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), Programa de Conservação Auditiva (PCA) e Programa de Controle dos Riscos Ergonômicos (PCRE);
2. Realizar exames clínicos ocupacionais (admissionais, periódicos, mudança de função, retorno ao trabalho e demissionais), de acordo com a Legislação vigente (NR7) e as diretrizes do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional;
3. Lançar resultados e observações clínicas em prontuário médico ocupacional em sistema de informática;
4. Suportar tecnicamente a secretaria da saúde ocupacional nos processos de absenteísmo, desde a coleta de dados do afastamento até sua análise e propostas de melhoria;
5. Gerenciar afastamentos previdenciários;
6. Suportar o jurídico trabalhista nas análises e argumentação médica para processos judiciais e contestações B91 (Previdenciárias);
7. Realizar as atividades e dar andamento nos processos de afastamentos do trabalho, trabalho modificado, reabilitação profissional, readaptação de desaposentados e reintegração judicial;
8. Classificar lesões decorrentes de acidentes de trabalho de qualquer natureza e acompanhar clinicamente o empregado especificando suas limitações, avaliando atividades compatíveis, se houver;
9. Realizar exames admissionais em pessoas com deficiência (PCD), especificando seu enquadramento na Legal, suas limitações e homologar atividade compatível. Garantir a qualidade dos dados e registros de todos os serviços prestados possibilitando relatórios estatísticos e epidemiológicos, que atendam à legislação trabalhista;
10. Emitir laudos, pareceres e relatórios que possam garantir a segurança jurídica da empresa (civil e trabalhista);
11. Garantir a qualidade dos serviços prestados, reportando dados para subsidiar análises estatísticas e epidemiológicas que suportem ações de promoção de Saúde, visando atender à legislação trabalhista, previdenciária e normas de saúde, segurança e meio ambiente;
12. Dar suporte técnico à equipe de Saúde Ocupacional do site, sendo referência para os processos de complexidade 3 e 4 em Medicina do Trabalho (afastamentos do trabalho, trabalho modificado, reabilitação profissional, readaptação de desaposentados, reintegração judicial, classificação de acidentes de trabalho, suporte jurídico a reclamatórias trabalhistas e avaliação de impactos dos riscos ergonômicos à saúde do trabalhador), interagindo e orientando as equipes operacionais, garantindo a qualidade dos registros e relatórios estatísticos e epidemiológicos.